• ITED

As Infraestruturas de Telecomunicações em Edifícios, são um conjunto prescrições de ordem técnica que regulamenta todo o sector das telecomunicações no interior dos edifícios.

Na sequência do RITA a primeira edição de ITED é data de julho de 2004, acompanhando sempre a rápida evolução tecnologia no domínio das comunicações está atualmente na 4ª edição.


  • Cabelagens estruturadas.

São Infraestruturas de cabos instaladas de forma a permitirem a interligação de uma grande variedade de equipamentos, possibilitando a alteração da sua localização sem necessidade de alteração da estrutura.

As cabelagens estruturadas permitem a interligação de vários tipos de equipamentos, tanto de comunicação como de outras Áreas.


  • Fibra ótica.

A fibra ótica é o meio mais eficaz de comunicação da atualidade pois permite uma velocidade de informação muito próxima da velocidade da luz, garantindo o isolamento galvânico entre os ativos, com uma comunicação isenta de perturbações eletromagnéticas e com um consumo de energia mais baixo.

Do ponto visto físico a fibra ótica funciona com base no princípio da reflexão total interna, existindo a multimodo e a single-mode, sendo esta última a que menos perdas tem, como tal a utilizada para percorrer maiores distâncias.


  • Intercomunicadores e vídeo porteiros.

Os intercomunicadores e videoporteiros são equipamento importantíssimos para a segurança dos edifícios, pois permite controlar o fluxo de pessoas no interior dum prédio.

São por isso equipamentos que devem estar sempre em perfeitas condições de funcionamento.